Dicas aos Pais
  • Estimular a leitura: contar histórias, ler junto, analisar imagens e relacioná-las ao dia a dia, explorar diferentes textos, imagens e figuras.

• Criar uma rotina de estudos (horários) e procurar segui-la. Organizar a rotina intercalando atividades dirigidas e atividades livres.

• Realizar os estudos e as tarefas escolares em ambiente adequado: mesa, cadeira, pouco movimento de pessoas, boa iluminação, ambiente arejado e sem aparelhos eletrônicos próximos.

• Quando não conhecer o conteúdo, pedir que seu filho explique o que está aprendendo é uma excelente forma de colaboração. Incentivar que procure pelo professor, colegas e participe das aulas de recuperação de estudos.

• Selecionar programas de televisão e filmes e comentarem sobre eles.

• Acompanhar o tempo de acesso à internet e o conteúdo acessado.

• Estimular a autonomia em atividades de vida diária, com as tarefas da escola e a organização de seus objetos.

• Estimular parcerias de estudos com outros colegas.

• Estimular a realização de exercícios extras (há alguns dispostos no site do colégio) para fixação do conhecimento.

• Mãe e pai ou responsáveis: evitar contrariar um ao outro na frente do filho em situações relacionadas ao seu comportamento; bem como evitar desentendimentos entre o casal na frente dos filhos.

• Permitir que o filho tenha momentos de lazer após cumprir com seus compromissos.

• Evitar elevar o tom de voz em momentos de irritabilidade, principalmente os que envolvem aprendizagem formal, as tarefas da escola.

• Ao chamar a atenção de seu filho, concentre-se no comportamento que não é agradável e não na pessoa. Por exemplo, evitar rotulações como desatento, irresponsável, entre outras; mostrar que é uma excelente pessoa, apesar de aquela atitude não ter sido boa.

• Evitar palavras que ofendam ou depreciem o filho.

• Ao auxiliar o filho nas tarefas de escola, fazer questionamentos, evitando dar respostas prontas; assim proporcionando que ele pense e formule hipóteses daquilo que está sendo ensinado.

🏛 CFNP - Unidade Laguna
“Educação, disciplina, futuro.”